Apostilas para Ensino Religioso 1º ao 5º ano

Spread the love
Apostilas para Ensino Religioso 1º ao 5º ano
Apostilas para Ensino Religioso 1º ao 5º ano

Confira nesta postagem “Apostila para Ensino Religioso 1º ao 5º ano” para download em PDF.

A educação da consciência religiosa é direito de todos. Para garantir esse direito, a Lei de Diretrizes e Bases, artigo 33, apresenta o Ensino Religioso (ER) como parte integrante da educação básica. Há quatro grandes temas que fundamentam esse ensino. São eles: a compreensão da história, a interpretação da cultura, a busca de sentido e a compreensão da experiência religiosa.

Apresentação

Hoje em dia, a lei brasileira garante o respeito a todas as religiões e culturas. Veja o que diz a Constituição brasileira, a lei máxima que rege nosso país, assinada em 5 de outubro de 1988:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes.

VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.

Por isso, colocamos à disposição dos alunos da Rede Pública de Ensino de Petrópolis um livro de orientação moral e religiosa para o Ensino Religioso do 1º ao 5º ano.

A forma prática que achamos oportuna foi partir do autoconhecimento, relação com o outro, com a natureza e com Deus através de atividades dinâmicas.

A este livro denominamos: Descobrindo as Obras do Criador.

É uma oportunidade para proporcionar momentos de reflexão, de busca de experiência espiritual que despertem maior amor às pessoas.

Este tempo é de formação para isso. É preciso que conheçamos valores
morais, éticos e religiosos para poder vivenciá-los no dia a dia atual e no futuro.

Apostilas para Ensino Religioso 1º ao 5º ano em PDF

Para ter acesso aos materiais, confira os links a seguir:

Fonte: Secretaria da Educação (Petrópolis).

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *